terça-feira, 20 de março de 2018

Porto Alegre após Abolição da Escravatura

A abolição da escravatura ocorreu simultaneamente à queda do Império. Na época, o escravo tinha o valor equivalente ao de 150 cabeças de gado. E os custos envolvidos na manutenção de escravos tornavam-na cara.

Abolição da Escravatura no Brasil
Abolição da Escravatura no Brasil

A Proclamação da República foi o resultado de um golpe miltar, em 1889. Dom Pedro II preparou a Princesa Isabel por muito tempo. Se, na época, ocorresse uma eleição, a Princesa muito provavelmente sairia vencedora.

Em Porto Alegre, as colônias africanas concentravam-se nos atuais bairros Rio Branco, Bonfim e Cidade Baixa.


Destaques em Porto Alegre
Aurélio Veríssimo de Bittencourt foi padrinho de africanos. Foi braço direito de Júlio de Castilhos. E depois, chefe de gabinete de Borges de Medeiros. Nasceu em Jaguarão. E era filho de mãe pardo. E neto de africanana.

O filho de Aurélio Veríssimo de Bittencourt fundou O Exemplo, em Porto Alegre. Este foi o primeiro jornal negro do RS. Em 1916, O Exemploregistrou uma publicação a pedido por ocasião da morte de Alcides de Freitas Cruz.

Freitas Cruz (1867-1916) foi deputado estadual por cinco mandatos (1897-1916). Fundou a Faculdade de Direito de Porto Alegre, onde lecionou. Ao menos em duas ocasiões, 1903 e 1913, defendeu-se de injúrias raciais.

Os avós de Alcides de Freitas Cruz nasceram em Colônia de Sacramento.

Adaptado de aula do professor Paulo Roberto Staudt Moreira
Imagem adaptada de Minas Gerais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design