sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O Tráfico Negreiro para o RS

Os africanos que chegavam ao Brasil, quase sempre, eram homens adultos. Para evitar a reprodução. E manter o lucrativo negócio que era o tráfico negreiro. Os africanos provinham de três regiões principais:

Navio Negreiro - Rugendas (1830)
Navio Negreiro

# África Central Atlântica: Congo e Angola;
# África Ocidental: Mina, Nagô e Calabar;
# África Oriental: Moçambique.

Os negros que nasciam no Brasil eram chamados crioulos. Quanto ao Rio Grande do Sul, os escravos que chegaram ao estado predominavam de Nagô e Mina, hoje Gana. Alguns deles eram islâmicos.

Roubo de Negros no Uruguai
O Uruguai aboliu a escravidão em 1842. E por isso, o RS manteve relação de domínio com o país vizinho. Com tratados e imposições. A simples menção à Província Cisplatina ainda incomoda os uruguaios.

Francisco Pedro de Abreu, após 1845, invadia o Uruguai para roubar gado e escravos (negros livres). Na época, os EUA encontraram ouro na Califórnia. E o RS queria fazer do Uruguai a sua Califórnia.

Os Escravos no Rio Grande do Sul
O RS comprava "moleques". Estes eram negros com cerca de dez anos de idade. Eles recebiam treinamento no manejo do gado (lida campeira). Mas na época, a maioria das crianças morria até os sete anos de idade.

Havia pontos de desembarque de negros no litoral norte do RS. Um era o Capão dos Negros, hoje Capão da Canoa. Em 1852, angolanos e bantos desembarcaram nos campos e matos de Maquiné.

Manoel de Paula, o Ex-Escravo
Manoel foi um dos negros que desembarcaram em 1852. E o capitão Paula manteve-o como escravo por dois anos. Manoel fugiu e apresentou-se em Porto Alegre, onde gerou um processo.

O negro passou a trabalhar de servente na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. E adotou o nome do capitão que o manteve cativo ilegalmente. Passou a se chamar, assim, Manoel de Paula.

Adaptado de aula do professor Paulo Roberto Staudt Moreira
Imagem adaptada de Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design