terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Modelo Político dos Farrapos

Os ideais baseavam-se em John Locke, o mais importante iluminista. Com destaque ao liberalismo. Para Locke, a liberdade estava na propriedade. Por isso não se podia abolir a escravidão. O legislativo era o principal poder (parlamentarismo).

Bento Gonçalves - Série da RBS TV
Bento Gonçalves


Os iluministas eram anti-clericais. E não ateus ou anti-religião. Eles usavam lanternas para projetar imagens e educar os analfabetos. O conceito iluminista de povo, porém, misturava-se com o de propriedade.

Dentre os farrapos, Domingos José de Almeida era o mais culto.


Outras Influências Iluministas
Outro pensador que serviu de inspiração para os revolucionários farrapos foi Voltaire. Ele pregava a liberdade de expressão. Para Voltaire, o governo não poderia intervir na economia. Deveria construir escolas e estradas.

Para Montesquieu, as leis deveriam se adequar ao ambiente físico. E neste sentido, os farrapos inspiraram-se na Constituição dos EUA. Não aceitavam, porém, o equilíbrio de poderes que Montesquieu propusera.

Outros iluministas influenciaram menos os ideais farrapos. Rousseau era democrático e os farrapos liberais. Ou anti-democráticos. Já o Barão d´Holbach destacou-se por ser ateu e escrever contra a religião.


A Itália e Os Partidos Rio-grandenses
A possível inspiração italiana é um absurdo. Afinal, o movimento iniciou, aqui, antes do de Giuseppe Mazzini, na Itália. Além disso, há diversos pontos antagônicos. O lema da Jovem Itália, por exemplo, era "Deus e o povo".

O Partido Liberal surgiu em 1832, com a participação de José Alpoim, carioca que vivia em Porto Alegre. Bento Gonçalves da Silva era liberal moderado monarquista. E general Osório era liberal moderado republicano.

Bernardo Pires era maçom. Segundo historiadores, o major do exército republicano foi o criador da bandeira sul-riograndense. O vermelho na bandeira, hoje a bandeira oficial do Rio Grande do Sul, simboliza a divisão de casas.


Bento Gonçalves da Silva
Bento Gonçalves era coronel da Guarda Nacional. Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento, foi Tesoureiro Geral da Província. Homem riquíssimo. Um irmão era dono de propriedade em Jaguarão. Outro, em Camaquã.

Bento Gonçalves queria que o Rio Grande do Sul fosse uma República Federalista. E as demais províncias brasileiras subordinariam-se ao RS. Com o tempo, a guerra ganhou o caráter separatista.

Havia relação próxima com o Prata. E o contrabando uniu famílias. Bento Gonçalves da Silva tinha terras no Uruguai. Juan Lavalleja propôs a junção de RS, Corrientes, Entre Rios e Uruguai. Isso formaria o quadrilátero.

Adaptado da aula do Professor Moacyr Flores

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design