sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A Idealização dos Farrapos

A memória tende a idealizar em tom de epopeia. Assim, transformaram em herois os que lutaram contra o Império. É o caso de Tiradentes. No Rio Grande do Sul, de Bento Gonçalves da Silva e David Canabarro.


Giuseppe Garibaldi (1807-1882) - Herói ou Pilhador
Giuseppe Garibaldi: Herói ou Pilhador?

A Farroupilha foi uma guerra civil de rio-grandenses contra rio-grandenses. E depois, contra o Império. Eram guerrilheiros a cavalo, pilhadores. A análise de jornais conservadores e liberais mostra duas realidades...



O Gaúcho e os CTGs
A idealização dos farrapos gerou um produto comercial. Com gastronomia, danças e músicas vendáveis. Porém, música, arte e arquitetura genuínos são documentos. Assim como são documentos os papeis.


Oliveira Belo usou o termo "gaúcho", em 1877, em "Os Farrapos", como o monarca das coxilhas. Uma idealização. Na verdade, representava o que vagava, sem dinheiro. Mais correto é o gentílico sul-riograndense.



Os Heróis e Os Mitos
Giuseppe Garibaldi, em geral, surge como um herói. O revolucionário italiano juntou-se com Anita, mulher analfabeta e casada com sapateiro. Garibaldi pilhou Imaruí. Cegou, castrou e depois matou um padre.


A história deve desmistificar. Não se deve avaliar o herói. O que interessa é o homem. E devemos analisar pelo contexto (valores) da época. E não pelos atuais. Se usarmos valores atuais, podemos ser seletivos e idealizar.


"A Salamanca do Jarau", por exemplo, é cópia de lenda espanhola.


Na época da Guerra dos Farrapos, a degola e o estupro eram situações corriqueiras. E o adultério era passível de execução. Assim, o homem podia matar a mulher em nome da honra. Era a legítima defesa da honra.


As Mães e Os Militares
Não havia conventos, nem seminários no estado. As mulheres deveriam ser mães. E os homens, soldados. Funcionários públicos recebiam por ano. Os militares desertavam e viravam contrabandistas.

O homem que se casasse com a filha do dono da loja poderia abrir uma filial.

Adaptado da aula do Professor Moacyr Flores

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design