terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Criação das Freguesias e Vilas no RS

Rio Grande foi a primeira freguesia do atual estado do Rio Grande do Sul, em 1736. E a origem da povoação foi a instalação do presídio, o Forte Jesus-Maria-José, em 1737. Em 1751, Rio Grande tornou-se a primeira vila da Província de São Pedro. 

Formação Histórico-Etnográfica do Povo do RS - Palácio Piratini, Porto Alegre
Formação Histórico-Etnográfica do Povo do RS

Com o domínio espanhol, fundaram-se as freguesias na linha do Rio Jacuí, na década de 1770. A freguesia de Cachoeira surgiu em 1779. E marcava a fronteira, na época. E em 1815, fundou-se Caçapava, a vigésima segunda e última freguesia.


Vilas e Sesmarias

Em 1809, Viamão, Porto Alegre, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha elevaram-se à vila. E na década de 1810, o rei português doou 943 sesmarias. A maioria na região de entre-rios. Alegrete é fruto de uma sesmaria de 1812.

A sesmaria era uma mercê real. O rei doava a terra ao sesmeiro através de uma carta de sesmaria. Poucos privilegiados ganhavam o lote de terra de três léguas quadradas. O equivalente a 13 mil hectares.

Curioso foi a doação de sesmarias em 1823, após a independência do Brasil!


Pinto Bandeira

O coronel Rafael Pinto Bandeira participou de batalhas pela defesa do território luso na Província de São Pedro, de 1754 a 1774. No período, enriqueceu com o contrabando. A maior parte pelo complexo lacustre sul do estado (Lagoa Mirim).


Escravos no Rio Grande do Sul

Há o mito de que no Rio Grande do Sul havia poucos escravos. E de que estes poucos eram mais bem tratados que no resto do país. Os números, contudo, são compatíveis com as demais zonas escravistas do resto do Brasil.

Em Viamão, por exemplo, a população escrava era superior a 50%. E em Porto Alegre, mais de 40% dos habitantes eram escravos. Pelotas, região das charqueadas, também tinha mais  de 50% de escravos na população. 

Adaptado de Aula da Professora Hélen Osório.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design