segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Principais Grupos Indígenas Brasileiros

Os guaranis migraram da Amazônia, pelo interior Brasil. Revolucionaram o Rio da Prata. A migração de 4.000 km durou 1.500 anos. A lentidão pode-se dever a guerras. Em média, a cada cinco anos eles mudavam de aldeia.

Grupos Indígenas Brasileiros
Grupos Indígenas Brasileiros

Tais migrações ocorriam pela falta de animais para a caça. E não porque a terra ficava improdutiva. Assim, nestas migrações, a população aumentava. Pois um grupo ficava e o outro se deslocava.

Não havia animais que viviam em bandos. Eles eram selvagens. Exceto, as vicunhas e guanacos, que formavam rebanhos nos Andes. E os índios que habitaram esta região conseguiram domesticar tais animais.

Outra migração importante foi a do grupo tupi, pelo litoral brasileiro. Havia guaranis e tupinambás, em São Paulo. A mesma língua, com umas poucas variações. Há ainda um grupo amazônico que atacou o império inca.

Lagoas litorâneas surgiram com o recuo do oceano. O Atlântico antes vinha até Porto Alegre. As grandes lagoas e florestas eram os ambientes ideais para a subsistência. O planalto era frio. E o pampa não tinha florestas.


Os Grupos Indígenas

Charruas e minuanos eram caçadores e coletores. E os conflitos dos guaranis com eles foi intenso. Os guaranis eram antropofágicos. E comiam o melhor guerreiro da tribo adversária. Isso provocou temor entre os conquistadores europeus.

Os guaranis espantavam-se com os europeus. E para eles, navios eram inconcebíveis. Eram ilhas de madeira que se moviam no mar. Para isso era preciso ser um xamã muito poderoso. E eles comiam os europeus para "adquirir esses poderes".

Solis, conquistador espanhol, foi uma das vítimas dos guaranis.

Adaptado da aula “As Missões Jesuíticas Coloniais na Região Platina” e da palestra “Guaranização e Europização nas Missões Jesuítas do Rio da Prata”, do Historiador e Professor Arno Kern.
Imagem adaptada de Fatos e Notícias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design