sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O Legado dos Índios Guaranis

Os guaranis deixaram um vasto legado. Na alimentação, temos a abóbora, o aipim, a batata. Na cerâmica, desenhos coloridos, panelas, pratos, urnas funerárias. Dentre as fibras vegetais, destaque ao algodão, que servia para a tecelagem. Por fim, havia o tabaco, que os indígenas usavam em cachimbos.

Cerâmica Indígena, Xapuri
Cerâmica Indígena


A Erva-Mate
A erva-mate só existia no Rio da Prata. E caracteriza-se pela grande dose de cafeína. Chocolate, milho, mandioca, tabaco, tomate são nativos da América do Sul. E tiveram aceitação mundial. A erva-mate restringiu-se ao comércio interno platino.

A erva-mate desenvolvia-se no intestino dos animais. Os padres jesuítas descobriram o sistema. Assim, aqueciam a semente na água e semeavam. E com este método, eles criaram plantações de erva-mate.

A ideia dos jesuítas era por fim às orgias guaranis, regadas a bebidas fermentadas de milho ou aipim. A popularização da erva-mate, porém, descontentou os caciques. Eles detinham o monopólio da erva, até então.


Curiosidades Alimentares
+ O milho não um cereal natural. É fruto do cruzamento de vegetais distintos;
+ A polenta e o tomate, pratos italianos típicos, são originais da América;
+ Já a banana não é nativa daqui: veio do Pacífico para a América;
+ A maior causa de morte eram as doenças para as quais não havia imunidade.


Curiosidades Musicais
O padre Anton Von Sepp encomendou músicas na Europa. E Domenico Zipoli deixou a Itália, após uma desilusão amorosa. E compôs ótimas obras aqui. Ensinava os índios a construir instrumentos e a tocar.

O padre Anton Von Sepp tinha, porém, uma grande dificuldade: manter o coral de 40 pessoas! Afinal todos os índios queriam cantar...

Na dança e na música, boa parte das informações perdeu-se. Mas na Bolívia, ainda há as chiquitanias (chiquitos). E em 1972, descobriram-se 10 mil partituras. Com 23 concertos de Domenico Zipoli.

Adaptado da aula “As Missões Jesuíticas Coloniais na Região Platina” e da palestra “Guaranização e Europização nas Missões Jesuítas do Rio da Prata”, do Historiador e Professor Arno Kern.
Imagem adaptada de Xapuri

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design