sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Invasão de Rio Grande

Em 1760, 58% da população era escrava. E o tráfico seguia intenso em Colônia de Sacramento. Em 1762, os espanhóis tomaram o povoado. Em 1763, invadiram a cidade de Rio Grande, capital da Província de São Pedro.

Planta do Forte Jesus-Maria-José em Rio Grande
Planta do Forte Jesus-Maria-José em Rio Grande


Invasão de Rio Grande (1763)
Inicia com a tomada dos fortes de Santa Tereza e São Miguel, fortalezas portuguesas no Uruguai, em 1762. A ideia dos espanhóis era chegar a Viamão.

A invasão foi um grande fiasco para Portugal. Cerca de 90% da população fugiu de Rio Grande. Os destinos: Viamão, Santo Amaro e Rio Pardo.

Inácio Elói Madureira, governador da Província, também fugiu. E outro governante foi executado em Portugal por traição.

A capital foi para Viamão. José Marcelino de Figueiredo tomou medidas defensivas. E a transferiu para Porto Alegre, um local estratégico.

Os espanhóis ocuparam o Rio Grande do Sul por treze anos. Em 1767, os portugueses tentaram retomar Rio Grande. Conseguiram retomar São José do Norte.

Em 1773, há uma tentativa de ataque a Rio Pardo. No ano seguinte, ocorre o ataque ao Forte de Santa Tecla. Um forte espanhol no RS.

Portugal fez um esforço imenso para expulsar os espanhóis do RS. O exército tinha só 714 homens. E a maioria dos combatentes era civil.

No Combate de Tabatingaí, viu-se a "estratégia fabiana", guerrilha de ataques rápidos.

Rafael Pinto Bandeira, o homem mais rico do RS no século XVIII, era líder de milícias. E  atacou os fortes espanhóis de São Martinho (1775) e Santa Tecla (1776). Bandeira foi uma das pessoas que mais faturou com a guerra.


Retomada de Rio Grande (1776)
João Henrique Böhm, mercenário austríaco, liderou exército de 4.000 homens em São José do Norte. Dali, partiu um ataque com jangadas em direção a Rio Grande.

Adaptado da palestra "Cenário de Fronteira Viva", do Professor Fábio Kühn.
Imagem adaptada de Turma 41 2016.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design