quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Cenário de Fronteira Viva

A palestra do Professor Fábio Kühn abordou os conflitos de fronteira na Região Sul do Brasil, durante o período colonial. E em jogo, estavam os territórios onde, hoje, ficam Uruguai, Rio Grande do Santa Catarina.

Uruguai, Argentina, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina


O subtítulo da palestra deixa a questão clara: "As Disputas entre As Coras Ibéricas no Cone Sul e A Ocupação do Espaço". Alem de Espanha e Portugal o conflito territorial também envolvia a Inglaterra.

De acordo com o Tratado de Tordesilhas o limite do território português era Laguna. A Capitania de São Paulo incluía os atuais estados de São Paulo e Paraná. Já Desterro era nome do atual estado de Santa Catarina.

Província de São Pedro corresponde, hoje, ao Rio Grande do Sul. E não era capitania hereditária por não ser portuguesa. De qualquer forma, os limites políticos são bem posteriores. Eles ocorreram apenas no século XIX.

Os seguintes artigos procuram traçar um panorama destes conflitos de fronteira. Os textos seguem a ordem cronológica dos eventos. E registra o "Cenário de Fronteira Viva", entre os séculos XVI e XIX.

Adaptado da palestra "Cenário de Fronteira Viva", do Professor Fábio Kühn.
Mapa adaptado de SEMA - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design