sábado, 21 de outubro de 2017

Ultima Tarde, La

O filme registra o encontro de dois ex-guerrilheiros do Sendero Luminoso. Após 19 anos sem se ver, Laura e Ramón reúnem-se para se divorciar. E relembram o passado numa caminhada pelas ruas de Lima.


La Ultima Tarde - Laura (Katerina D'Onofrio) e Ramon (Lucho Cáceres), em Miraflores, Lima
 Laura e Ramon, em Miraflores, Lima


Veja também...

O passeio revela alguns pontos turísticos da capital do Peru. Eles deixam o fórum. E seguem para Miraflores. Ramón pergunta sobre a Puente de Los Suspiros. Depois, almoçam em Barranco, bairro aristocrático.

Laura, agora, trabalha em uma agência de publicidade. Cria marcas para empresas. Ramón, divorciado e com dois filhos, trabalha no Sude. Um banco de microcréditos. Ela mora em Lima. E ele, em Cusco.

La Ultima Tarde - Laura (Katerina D'Onofrio) e Ramon (Lucho Cáceres), nas Ruas de Lima
Laura e Ramon, nas Ruas de Lima

Os contrastes logo se evidenciam. Laura distanciou-se dos ideais maoistas. Ramón conserva a ideologia. Por insistência dele, Laura revela os motivos que a levaram a abandoná-lo, sem explicações, duas décadas antes.

A conversa, em geral, descontraída, revela, por vezes, momentos de tensão. Laura, espirituosa, procura direcionar o papo para assuntos leves. E com aparente rancor, Ramón insiste em mexer nas feridas do passado.

La Ultima Tarde - Ramon (Lucho Cáceres) e Laura (Katerina D'Onofrio), em Táxi para o Barranco
Ramon e Laura, em Táxi para o Barranco

Numa cena, Laura diz, que por algum tempo, foi amante do atual companheiro. E a esposa dele, ao tomar conhecimento, espalhou no clube que Laura era prostituta. O pai de Laura morreu logo após o escândalo.

Laura fala sobre a enorme decepção do pai. Descobrir que a sua princesa era puta e ex-guerrilheira. E brinca. Diz que para o pai era mais fácil aceitar uma filha puta, do que uma filha comunista.

La Ultima Tarde - Ramon (Lucho Cáceres) e Laura (Katerina D'Onofrio) na Oficina Mecânica
Ramon e Laura na Oficina Mecânica

“La Ultima Tarde” questiona os ideais de esquerda, sem derrapar para a grosseria. Como diz a frase de origem incerta: “Quem não foi socialista aos 20 anos não tem coração; quem continua sendo aos 40 não tem cérebro”...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design