sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Through a Lens Darkly

O documentário resgata a história dos fotógrafos negros nos EUA. A partir de 1840. Mostra como as comunidades negras usaram a fotografia como um instrumento de mudança social. Com certa isenção. E sem apologias.

Through a Lens Darkly - Pietà
Through a Lens Darkly - Pietà


Veja também...

O filme resulta da pesquisa da fotógrafa Deborah Wills. Negra, Deby nutria grande interesse pela relação dos negros com a fotografia. Ela percebeu que os primeiros retratos de negros era fruto do trabalho de fotógrafos negros.

Through a Lens Darkly (2014)
Through a Lens Darkly (2014)

A fotografia surgiu em 1826. Os daguerreóptipos logo se popularizaram. Em 1840, eram comuns os registros com esta técnica. Neste contexto, surgiram as primeiras imagens da comunidade negra estadunidense.

Dentre as imagens iniciais, destaca-se o ensaio nu com uma família de escravos. O ensaio era transgressor, sob todos os aspectos, para a época. Com imagens que a história se encarregou de esconder e esquecer...

Through a Lens Darkly - Black Photographers and the Emergence of a People
Black Photographers and the Emergence of a People

Mas no fundo, o ensaio guarda semelhanças com os retratos de negros que vieram na sequência. Afinal, a maior parte das imagens de grupos reunia famílias. As fotos individuais, por sua vez, registravam personalidades.

“Through a Lens Darkly” lembra as produções do Discovery Channel. Pela didática. Os depoimentos esclarecedores. A beleza das imagens. Eis um belo registro da comunidade negra pela lente de fotógrafos negros...

Through a Lens Darkly, de Thomas Allen Harris
Through a Lens Darkly, de Thomas Allen Harris

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design