quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Trilha e Praia do Retiro dos Padres, Bombinhas

A Trilha Praia do Retiro dos Padres leva até a Ponta Grande, um paredão rochoso. A surpresa no fim da trilha é a impossibilidade de se avistar a praia adequadamente. Mesmo assim, a vista ao fim da trilha compensa.

Olhar para a Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas, a partir dos costões rochosos da trilha.
Olhar para a Praia do Retiro dos Padres
a partir dos costões rochosos da trilha.

  
Praia do Retiro dos Padres
Deixei o carro estacionado no acesso à Praia da Sepultura e segui a pé até a Praia do Retiro dos Padres. São poucos metros de caminhada. Mas também é possível ir de carro quase até a beira praia. A estrada acaba ali.

Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas
Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas

A Praia do Retiro dos Padres possui maior extensão de areia que a Praia da Sepultura. E a beleza do local também impressiona. Mas os costões ficam um pouco mais afastados. E podem ser acessados por meio de uma trilha.


Trilha do Retiro dos Padres
A Trilha do Retiro dos Padres foi a pior do dia. Por três razões. O terreno é mais irregular. A trilha é mais estreita e, volta e meia, raspa-se pernas ou braços em galhos e espinhos. Além disso, há as bifurcações.

Costões de rochas na Trilha do Retiro dos Padres, em Bombinhas
Costões de rochas na Trilha do Retiro dos Padres

Perguntei a um pescador, na beira da praia, a distância da trilha. Ele disse que ela duraria uns 40 minutos até a Ponta Grande. Depois, disse que se consegue fazê-la em 15 minutos. Usei o segundo tempo como referência.


Ida até a Ponta Grande
Sem qualquer sinalização, a trilha é traiçoeira. Parece bem marcada. E lá na frente eis que surge uma bifurcação. Na ida, fui tranquilo, pelo caminho certo. No retorno, tomei o lado errado. Levando um pouco mais de tempo.

Ponta Grande no fim da Trilha do Retiro do Padres, em Bombinhas
Ponta Grande no fim da Trilha do Retiro do Padres

Cheguei à Ponta Grande em, exatamente, 15 minutos. Mas caminhei em um ritmo forte. Cruzei três trechos com bastante lama. Arranhei a perna direita em galhos. E perdi a conta das teias de aranha que cortei pelo caminho.


Erro no Retorno à Praia
Ao retornar, parti para o lado errado. Na verdade, a trilha continua até a Praia das Quatro Ilhas. Não era esse o meu objetivo. Deparei-me com uma bifurcação. Parti para o lado errado suspeitando disso logo de cara.

Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas, vista da Trilha
Praia do Retiro dos Padres vista da Trilha.

Uma estratégia que sempre uso é deixar o alarme do celular programado para dar um toque a cada cinco minutos. Em geral, é um tempo razoável para se perceber se o caminho está correto ou não.


Praia de Bombinhas
Deixei a Praia do Retiro dos Padres e segui para a Praia de Bombinhas. Localizada na região central, é a mais movimentada no verão. E estava quase deserta quando a visitei. Ao seu lado, fica a Praia das Lagoinhas.

Praia de Bombinhas: ela dá nome à cidade
Praia de Bombinhas: ela dá nome à cidade.

Antes de deixar a cidade, passei no Museu e Aquário Marinho. E como era segunda-feira, o local estava fechado. Abriria somente terça-feira, à tarde. Como eu já tinha outros planos para o dia seguinte, não conheci o museu.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design