sábado, 20 de dezembro de 2014

Praias e Centro Histórico de Porto Belo

O Perequê é a praia mais extensa e movimentada. No centro da cidade, a Praia de Porto Belo é o ponto de partida dos passeios de barco. A Praia do Araçá e a Praia do Estaleiro são, indiscutivelmente, as mais belas.

Igreja Bom Jesus dos Aflitos, Porto Belo
Igreja Bom Jesus dos Aflitos, Porto Belo

Comecei o giro por Porto Belo a partir do Perequê. A praia deve o seu nome ao Rio Perequê, que separa a cidade da vizinha Itapema. Ela contrasta, de forma gritante, com o luxo dos prédios vistos na Meia-Praia.

Rio Perequê, em Porto Belo.
Rio Perequê, em Porto Belo.

Segui em direção ao centro, parando na Igreja Bom Jesus dos Aflitos, no caminho. Pouco à frente, fica a Fundação Municipal de Turismo (FMT). Ali, consegui muito material, incluindo um guia de trilhas auto guiadas.

Pescador no trapiche (à direita, na foto),  barco e Ilha de Porto Belo (à esquerda)
Pescador no trapiche (à direita, na foto), 
barco e Ilha de Porto Belo (à esquerda).

O Projeto “Guide Walking” identifica dez pontos de interesse. Além da FMT, há cinco atrações históricas; um ponto de referência (a Praça da Bandeira) e três centros de comércio. Só senti falta do nome das ruas e endereços.

Interior da Igreja Bom Jesus dos Aflitos
Interior da Igreja Bom Jesus dos Aflitos.

Como já havia passado pela igreja, segui para a Casa do Senhor Alferes José Vieira Rebelo. A casa de 1799 está quase totalmente descaracterizada. E um poste de luz em frente à casa prejudica a visualização.

Casa do Senhor Alferes
Casa do Senhor Alferes

Numa esquina em frente à Praça da Bandeira, fica a Casa do Dr. Frederico Gustavo Scheffer. Esta conserva os seus traços originais. Apesar de haver também um poste de luz bem na frente deste prédio histórico.

Casa do Dr. Frederico Gustavo Scheffer
Casa do Dr. Frederico Gustavo Scheffer

Segui para a beira da Praia de Porto Belo de onde partem os passeios de barco para a Ilha de Porto Belo. Caminhei mais uns metros e encontrei o Casarão Histórico. Ali, funcionou o primeiro hotel da cidade.
  
Casarão Histórico de Porto Belo: antigo hotel
Casarão Histórico: antigo hotel.

A quinta atração histórica são as Panelas dos Bugres. E para chegar a elas, deve-se caminhar pela beira da praia. Confesso não ter percebido nada que me chamasse a atenção nas pedras. Mas faço aqui o registro.

Panelas dos Bugres, Praia de Porto Belo
Panelas dos Bugres, Praia de Porto Belo.

Parti, então, para as praias mais isoladas de Porto Belo. E segui direto para a mais distante, a Praia do Estaleiro. Para se chegar à praia, é necessário percorrer uma trilha de uns cinco minutos. Descida na ida e subida na volta.

Praia do Estaleiro, em Porto Belo: acesso por pequena trilha
Praia do Estaleiro: acesso por pequena trilha.

Retornei pela estrada que leva à Praia do Estaleiro e parei na Praia do Araçá. Havia passado direto por ela na ida. Localizada na vila de pescadores de mesmo nome, a pequena praia é repleta de barcos.

Praia do Araçá, em Porto Belo: repleta de barcos
Praia do Araçá: repleta de barcos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design