quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Praias de Itapema e Mirante do Encanto

As praias mais urbanizadas de Itapema iniciam no Canto Praia. Da Praia da Ilhota, na divisa com Balneário Camboriú, até a Praia do Costão a orla é mais tranquila. Do alto do Mirante do Encanto, pode-se observar Itapema.

Ponte dos Suspiros vista do Mirante do Encanto
Ponte dos Suspiros vista do Mirante do Encanto.

Comecei a explorar orla de Itapema pela Meia Praia, a mais urbanizada da cidade. A Pousada Rey Sol, onde fiquei, fica na Meia Praia, na última rua de Itapema. Dali até a beira do mar são apenas 30 metros.

Vista para o Canto da Praia, Itapema
Vista para o Canto da Praia.

Deixei a pousada e caminhei até a orla da Meia Praia. Cruzei a ciclovia e o calçadão. Segui até o Rio Perequê, poucos metros à frente. Ele separa Porto Belo de Itapema. E dá nome à primeira praia de Porto Belo.

Meia Praia vista do Mirante do Encanto, Itapema
Meia Praia vista do Mirante do Encanto.

Então, eu segui até o centro, passando pela Praça da Paz. E deixei o carro próximo à Ponte dos Suspiros, localizada na Praia Central. Cruzando a Ponte dos Suspiros, você chegará ao Canto da Praia.

Ponte dos Suspiros, na Praia Central, Itapema
Ponte dos Suspiros, na Praia Central.

Da Praia Central, parti para o Mirante do Encanto, onde havia passado brevemente no fim da tarde anterior. Desta vez, consegui avistar melhor as praias de Itapema. Exceto a Praia do Costão, que fica encoberta pelo morro.

Elevador do Mirante do Encanto, Itapema
Elevador do Mirante do Encanto.

Para facilitar a identificação das praias, levei um mapa de Itapema. Assim, olhava a posição das praias no mapa, conferia no mirante e fotografava. Como o local não possui um mapa indicando as praias, é bom levar um.

Praia Central de Itapema vista do mirante
Praia Central de Itapema vista do mirante.

Deixei o mirante, procurando chegar às praias pelas quais ainda não havia passado. Fui primeiro à Praia do Costão. O acesso é precário, por uma trilha. Como era necessário caminhar pelas pedras, fiquei pouco tempo.

Vista do mirante para a Praia do Costão, Itapema
Vista do mirante para a Praia do Costão.

Desisti da Praia Grossa por ser preciso percorrer uma trilha maior. Cheguei a parar o carro em frente à Praia do Plaza, mas também desisti. Não era permitido deixar o carro e teria que desdobrar o porteiro para entrar.

Surfista na Praia da Ilhota, Itapema
Surfista na Praia da Ilhota.

Segui para a Praia da Ilhota, cuja entrada é próxima à Polícia Rodoviária. Essa foi a única praia em que não contemplei o mar vazio. Alguns surfistas procuravam ondas sob a leve garoa que voltava a cair naquele momento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design