segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

8 Dezembro: Cientistas Mortos Século XX

Harrison Brown
O geoquímico Harrison Scott Brown nasceu em 26/09/1917, nos EUA, em Sheridan, Wyoming. Ficou conhecido pelo isolamento de plutônio usado nas primeiras bombas atômicas. E por seus estudos sobre meteoritos e sobre a origem do planeta Terra.

A bomba atômica, criada em 1945
A bomba atômica, criada em 1945.

Harrison Brown foi um dos 67 cientistas envolvidos no Projeto Manhattan em Oak Ridge. O geoquímico Harrison Brown assinou uma petição em julho de 1945 endereçada ao presidente dos EUA solicitando que a bomba fosse mais bem testada antes de ser usada.

Posteriormente, Harrison Scott Brown estudou a espectroscopia de massa, a difusão térmica, bem como a geoquímica nuclear. E contribuiu com a NASA. E faleceu em 08/12/1986, aos 69 anos, em Albuquerque, Novo México, pelas complicações de um câncer pulmonar.

Harrison Brown
Harrison Brown


Philip Edward Smith
O endocrinologista Philip Edward Smith nasceu no dia 01/01/1884, nos EUA, em De Smet, Dakota do Sul. Ficou conhecido por demonstrar a importância da hipófise. Smith estudou o hipopituitarismo "puro" e a terapia de reposição hormonal. E o artigo que publicou logo foi reconhecido como clássico.

A partir de 1916, muitas vezes com a colaboração de sua esposa, Smith estudou a pituitária embrionária do sapo. E mostrou que a "hipofisectomia" interrompe o crescimento e atrofia a adrenal, a tireoide, o córtex supra-renal e as glândulas reprodutivas. Smith morreu 08/12/1970, aos 86 anos.

Philip Edward Smith
Philip Edward Smith


Christopher Kelk Ingold
O químico Christopher Kelk Ingold nasceu em 28/10/1893, em Londres. Foi autor ou co-autor de 443 trabalhos. É considerado um dos pioneiros da físico-química orgânica. E ficou conhecido pela regra Cahn-Ingold-Prelog, de mecanismos de reação orgânica. Faleceu em Londres, em 08/12/1970.

Christopher Kelk Ingold
Christopher Kelk Ingold


Hermann Weyl
O matemático Hermann Weyl nasceu em 09/11/1885, em Elmshorn. Weyl contribuiu para a matemática pura e a física teórica. Principalmente, para a teoria da relatividade e a mecânica quântica. Weyl tentou incorporar o eletromagnetismo no formalismo geométrico da relatividade geral.

Faleceu em 08/12/1955, aos 70 anos, em Zurique, Suíça.

O matemático alemão Hermann Weyl
O matemático alemão Hermann Weyl.


Albert Kahn
O arquiteto industrial Albert Kahn nasceu em 21/03/1869, em Rhaunen, no Reino da Prússia. E é considerado o "pai do design fábrica moderna" ou “o arquiteto de Detroit”. A ascensão de Kahn coincidiu com o crescimento da indústria dos EUA. Particularmente, a indústria automobilística em Detroit.

Pouco depois de fundar Albert Kahn Associates, em 1895, ele projetou as primeiras grandes fábricas de automóveis de Detroit para a Packard Motor Car Company. Ele projetou a famosa fábrica de Highland Park da Ford Motor Company. Nela, Henry Ford produziu do Modelo T.

Albert Kahn, o "Arquiteto de Detroit"
Albert Kahn, o "Arquiteto de Detroit"

Albert Kahn morreu em 08/12/1942, aos 73 anos, em Detroit.


John Joly
Em 01/11/1857, nasceu o físico irlandês John Joly, em Bracknagh, County Offaly. Desenvolveu a radioterapia no tratamento do câncer. Joly também desenvolveu as técnicas para estimar com precisão a idade de um período geológico. Para isso usou elementos radioativos presentes nos minerais.

Morreu em 08/12/1933, aos 76 anos, em Dublin, Irlanda.

O físico inglês John Joly
O físico inglês John Joly.


Herbert Spencer
O sociólogo e filósofo inglês Herbert Spencer nasceu em 27/05/1820, em Derby, Derbyshire. Spencer foi um dos pioneiros da teoria da evolução. E formulou as suas teorias independentemente de Darwin. Spencer cunhou a expressão "sobrevivência do mais apto", em 1852. É considerado o pai do Darwinismo social.

Herbert Spencer aplicou à sociologia ideias das ciências naturais. Criou um sistema de pensamento muito influente na sua época. Defendeu a primazia do indivíduo perante a sociedade e o Estado. No campo da pedagogia, fez campanha pelo ensino da ciência e combateu a interferência do Estado na educação. Morreu 08/12/1903, em Brighton, Sussex, Inglaterra.

O sociólogo inglês Herbert Spencer
O sociólogo inglês Herbert Spencer.

Veja também...
8 de Dezembro: Arte e Literatura
8 de Dezembro: Cientistas Mortos no Século XIX
8 de Dezembro: Cientistas Nascidos no Século XVIII
8 de Dezembro: Cientistas Nascidos nos Séculos XIX e XX

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design