domingo, 9 de novembro de 2014

Navegantes, Santa Catarina

Localizado entre o Oceano Atlântico e o Rio Itajaí-Açu, o município destaca-se pelas atividades ligadas à pesca. Navegantes é o terceiro maior centro de captura e de beneficiamento de pescado da América Latina. As empresas locais atendem aos mercados nacional e internacional.

Cidade de Navegantes, no mapa de Santa Catarina
Navegantes, Santa Catarina

No setor industrial, destaca-se a construção naval. Navegantes é o maior parque de estaleiros navais do país. São embarcações para pesca em alto-mar, baleeiras de madeira e iates. Já na área rural, desenvolvem-se a agropecuária e a produção de hortifrutigrajeiros.


História de Navegantes

A relação com o mar tem raízes nos colonizadores açorianos que povoaram a região a partir de São Francisco do Sul e de Florianópolis. E os primeiros moradores ajudaram na implantação da colônia. Esta se desenvolveu, a partir de 1820, dando origem ao município de Itajaí.

Durante muitos anos, a margem do Rio Itajaí-Açu, hoje pertencente à cidade de Navegantes, era conhecida como “outro lado”. Em 1912, ela foi batizada com o nome de Arraial dos Navegantes. Uma homenagem ao povo e à Nossa Senhora, a padroeira dos homens do mar.

Mapa de Navegantes adaptado do Wikipedia.



Atrativos de Navegantes


Veja também...
Praias de Itajaí e Bairro da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design