terça-feira, 18 de novembro de 2014

Iberê Camargo - Artista Plástico Gaúcho

Iberê Bassani de Camargo nasceu em Restinga Seca, em 18 de novembro de 1914. Fez os primeiros traços com carvão, na Estação Ferroviária onde os pais trabalhavam. Ele era agente ferroviário. Ela, telegrafista.

Iberê Camargo - Autorretrato (1943) - óleo sobre tela - detalhe
Iberê Camargo: Autorretrato (1943) - detalhe

A estação e a caixa d’água marcaram a infância de Iberê. O Buraco Fundo também despertava a curiosidade do futuro pintor. Ele deixou Restinga Seca aos cinco anos. E sempre visitava estes locais ao retornar à cidade.


Estudos Artísticos de Iberê
Iberê Camargo iniciou os estudos na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, em 1927. Em 1936, mudou-se para Porto Alegre. E conheceu Maria Coussirat Camargo, também estudante no Instituto de Belas Artes.

Iberê Camargo - Retrato de Maria Coussirat Camargo (1942) - óleo sobre tela
Retrato de Maria Coussirat
Camargo
(1942)

Maria e Iberê casaram-se em 1939. Em 1942, partiram para o Rio de Janeiro, onde viveram por 40 anos. Lá Iberê cursou a Escola Nacional de Belas Artes. Porém, largou o curso, insatisfeito com a metodologia.

Juntou-se com outros artistas insatisfeitos. E formou, com o professor de gravura Alberto da Veiga Guignard, o “Grupo Guignard”. Em 1948, partiu para a Europa, em busca de aprimoramento técnico.

Iberê Camargo - Dentro do Mato (1941-1942) - óleo sobre tela
Dentro do Mato (1941-1942)


O Retorno ao Brasil e o Ateliê
Iberê retornou ao Brasil em 1950. E em 1953, tornou-se professor de gravura no Instituto de Belas Artes. O pintor expôs em bienais de São Paulo, Veneza e Madri. E em mostras na França, na Inglaterra e nos EUA.

No final da década de 1950, uma hérnia de disco obriga Iberê Camargo a pintar em um ateliê. Ali, desenvolve um dos temas mais recorrentes de sua obra: a pintura de carretéis. Este tema leva o artista à pintura abstrata.

Iberê Camargo - Sem Título (1970) - óleo sobre tela
Sem Título (1970) - óleo sobre tela

Em 1982, o pintor retornou para Porto Alegre. Ali, ele produziu duas de suas séries mais conhecidas: As Idiotas e Os Ciclistas. As figuras ganharam tons dramáticos após o controverso episódio ocorrido no fim de 1980...


Mudança de Estilo após a Prisão
Por volta das 15h de 05/12/1980, Iberê Camargo e a secretária, Sueli Santos da Silva, 27 anos, deixaram o ateliê, na Rua das Palmeiras. Os dois seguiram pela Rua Sorocaba, à procura de cartões de Natal.

Iberê Camargo - Mulheres (1985) - óleo sobre tela
Mulheres (1985)

Pouco tempo depois, o engenheiro Sérgio Alexandre Esteves Areal, 32 anos, interpelou-os. Empurrou Sueli e derrubou Iberê. Este ameaçou o engenheiro. E disparou duas vezes o Smith & Wesson Magnum, calibre 357.

O pintor passou um mês preso. O Tribunal de Justiça absolveu-o. Prevaleceu a tese de legítima defesa. Depois deste episódio, Iberê Camargo retornou a Porto Alegre. O humor tornou-se depressivo. E a obra, dramática.

Iberê Camargo - Série Ciclistas (1990) - óleo sobre tela
Iberê Camargo - Série Ciclistas (1990)


Morte e Surgimento da Fundação
O artista faleceu, em Porto Alegre, em 09/08/1994, por complicações de um câncer de pulmão. O velório de Iberê Camargo ocorreu no MARGS. E o túmulo encontra-se no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia.

Em 1995, a viúva de Iberê inaugurou a Fundação Iberê Camargo. O artista deixou mais de sete mil obras, entre pinturas, desenhos e gravuras. Hoje, a Fundação Iberê Camargo conserva e divulga este acervo.

Iberê Camargo: óleo sobre tela. Crepúsculo da Boca do Monte (1991)
O Crepúsculo da Boca do Monte (1991)

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ O MARGS +++

Em 1954, Ado Malagoli criou o Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
O MARGS é o principal museu de arte do Estado.
E um dos mais importantes do Brasil.
Reúne um acervo com mais de três mil obras.
De artistas locais, nacionais e internacionais.

Desde os anos 70, o MARGS funciona no prédio da Delegacia Fiscal.
Em 1984, ocorreu o tombamento da antiga construção.
Como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: “Viva o Centro a Pé”, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, 2014.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design