segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Os Prédios Históricos do Centro de Itajaí: Mercado Público, Casa de Cultura e Igreja Matriz

O centro de Itajaí possui diversos prédios históricos. Muitos restaurados e em bom estado de conservação. Só há um problema: a história acaba na fachada. Nos interiores, há pouca ou nenhuma informação sobre o prédio.

Quadro de Mulher Africana na Casa de Cultura Dide Brandão, em Itajaí
Casa de Cultura Dide Brandão, em Itajaí.

De Penha para Itajaí

Deixei Penha, pela manhã, a caminho de Itajaí. Inicialmente, pretendia fazer uma trilha pela Praia Vermelha, em Penha. O tempo nublado pesou contra. E uma garoa fez com que eu descartasse completamente essa ideia.

Palácio Marcos Konder, em Itajaí
Palácio Marcos Konder, em Itajaí

Segui direto para Itajaí, onde eu havia identificado uma série de prédios históricos a explorar. Minhas pesquisas haviam sido feitas pela internet. Assim, não sabia que poucos deles são preparados para a visitação.


Mercado Público e Mercado do Peixe

Deixei o carro perto do Mercado Público. Ali, fica o Centro de Informações ao Turista. Foi por onde comecei o passeio. É difícil encontrar algo de diferente nestes locais. Eles são bem parecidos na maior parte das cidades.

Bancas do Mercado Público de Itajaí
Mercado Público de Itajaí.

Ao lado Mercado Público, fica o Mercado do Peixe. Os dois ficam na Avenida Victor Konder. Segui pela Rua Joinville, que corta a lateral do Mercado do Peixe, até a Rua Lauro Müller. Nela fica a Casa Lins.


Casa Lins e Igreja da Conceição

Na Casa Linsfica o Centro de Documentação. Ela está sendo estruturada para abrigar um pequeno espaço cultural ou de exposições. Deixei o local, passando por trás dos mercados rumo à Avenida Prefeito Paulo Bauer.

Quadro Folhas Secas sobre O Rosto de Mulher na Casa de Cultura de Itajaí
Quadro na Casa de Cultura de Itajaí

Nesta avenida, fica o Terminal Marítimo de Passageiros. E quase em frente, fica a Praça Vidal Ramos. Nela, fica o Marco Zero e a Igreja da Imaculada Conceição. Da igreja você vê a Casa Marburg, na Rua Pedro Ferreira.


Casa de Cultura, Palácio e Igreja Matriz

Segui, então, pela Rua Hercílio Luz até a Avenida Coronel Marcos Konder. Ali, ficam três pontos de interesse, a Casa de Cultura Dide Brandão, o Palácio Marcos Konder e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Pintura de Aldo Locatelli na Igreja Matriz de Itajaí
Pintura na Igreja Matriz de Itajaí.

A Casa de Cultura contava com duas pequenas exposições. O palácio, que abriga o Museu Histórico de Itajaí, estava sendo restaurado. Vale à pena dar uma conferida na igreja. O templo abriga belas pinturas de Aldo Locatelli.

Deixei a Igreja Matriz, retornando para a Rua Lauro Müller, onde havia eu deixado o carro. Mais precisamente, em frente à Casa Burghardt, a qual abriga a Fundação Cultural de Itajaí. Deixei o centro, rumo às praias.

O relato segue com...
Praias de Itajaí e Bairro da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design