sábado, 28 de setembro de 2013

Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul

O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992 e possui 17,5 km2. O principal atrativo é o Cânion Fortaleza. Há ainda trilhas como a do Mirante e a da Pedra do Segredo. Além dos cânions Churriado e o Malacara.

Cachoeira do Tigre Preto, no Cânion Fortaleza, Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul
Cachoeira do Tigre Preto, no Cânion Fortaleza

O Parque Nacional da Serra Geral foi criado para defender as últimas áreas de Mata Atlântica. Possui uma área quase duas vezes maior que os Aparados da Serra. Nela fica um corredor de cânions ainda pouco explorado.

O Parque Nacional da Serra Geral é administrado pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Não é necessário pagar ingresso para visitá-lo.

Ponto Mais Alto do Cânion Fortaleza, Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul
Ponto Mais Alto do Cânion Fortaleza


Atrativos do PN da Serra Geral


Como Chegar?
O Parque Nacional da Serra Geral fica a 22 km do centro de Cambará do Sul. E o acesso é feito através da rodovia CS-012. A rodovia é uma continuidade da Avenida Getúlio Vargas, a principal de Cambará do Sul. O trecho inicial é pavimentado. Mas a maior parte do trajeto é por estrada de terra pedregosa e em más condições.



Qual a Melhor Época para Visitar?
A melhor época para visitar o Parque Nacional da Serra Geral é entre maio e agosto. Nesta época, a visibilidade é maior. E o risco de nevoeiro menor. O clima é frio, com temperaturas abaixo de zero, chegando, eventualmente, a nevar. Convém evitar, porém, o mês de setembro, quando há mais chuvas.

Leito do Rio da Pedra, Cânion Fortaleza, Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul
Leito do Rio da Pedra, Cânion Fortaleza

Dicas
# Pela manhã, a visibilidade costuma ser melhor;
# Durante a semana, o Parque Nacional da Serra Geral é menos procurado, proporcionando caminhadas mais tranquilas. E assim, você poderá aproveitar melhor as trilhas do Cânion Fortaleza.

Funcionamento e Estrutura
Diariamente, das 8h às 17h. O ingresso e o estacionamento são gratuitos. O local praticamente não oferece qualquer estrutura. Há a guarita que controla o acesso dos carros e só. E não há qualquer indicação quanto às trilhas. O ideal é visitar o parque na parte da manhã.

Cânion Fortaleza, Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul
Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral

Contatos
Telefones: (54) 3251.1277 / 3504.5289 / 3251.1262
Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design