quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Yamandu Costa - 33 Anos de Idade

O violonista brasileiro Yamandu Costa nasceu em 24 de janeiro de 1980, em Passo Fundo, RS. Filho da cantora Clari Marson e do trompetista e violonista Algacir Costa, Yamandu é considerado uma revelação no violão brasileiro. Yamandu significa “senhor das águas”, em tupi-guarani.

Yamandu Costa, Violonista Brasileiro
Yamandu Costa, Violonista Brasileiro

Yamandu Cresceu em Meio à Música

Yamandu cresceu em meio à música. Aos quatro anos, foi chamado pelos pais para cantar em um bar, em Porto Alegre. Começou a estudar violão aos sete anos, com o pai, líder do grupo gauchesco “Os Fronteiriços”. E com o tempo, Yamandu parecia se dedicar mais ao violão que ao colégio.


Aos nove anos, Yamandu apresentava-se com o primo, num bar de Maceió. Enquanto tocavam “Marina”, de Dorival Caymmi, o primo abandonou-o no palco. Yamandu ficou nervoso. Como não conhecia bem a música, começou a improvisar. Aí surgiu um de seus principais traços: o improviso.


Contra a vontade dos pais, Yamandu abandonou os estudos. A condição imposta foi a de que se dedicasse integralmente ao violão. Passou a estudar teoria musical com o pai. Depois, aperfeiçoou os estudos com o violonista argentino Lúcio Yanel, um virtuose. Algacir Costa faleceu em 1993.


Evolução Musical

Nos primeiros anos, Yamandu dedicava-se às músicas folclóricas de RS, Argentina e Uruguai. Mais tarde, passou a estudar músicos brasileiros, como Baden Powell, Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Raphael Rabello e Tom Jobim. Tocando em bares, Yamandu aprendeu a tirar músicas de ouvido.


Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa domina diversos estilos musicais no violão de sete cordas. Aos 17 anos, Yamandu realizou o primeiro concerto em São Paulo. Em 2001, venceu o 4º Prêmio Visa de MPB. Ainda em 2001, lançou o seu primeiro disco solo.


Em 2004, Yamandu recebeu o Prêmio Tim de Melhor solista. Em 2010, Yamandu foi premiado em duas categorias no 21º Prêmio de Música Brasileira. “Luz da Aurora” foi eleito o melhor CD de música instrumental. Yamandu também foi considerado o melhor solista, pelo CD “Luz da Aurora”.

Veja também...
Discografia de Yamandu Costa: 2000 a 2006
Discografia de Yamandu Costa: 2007 a 2010

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design