segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Forte Dom Pedro II, Caçapava do Sul

Fica no norte do município, no fim da Rua Ulhoas Cintra. Foi projetado por Francisco José de Souza Soares de Andrea. O forte começou a ser construído em 1848. A ideia era proteger o território de uma possível invasão na época da Guerra do Prata. O temido ataque nunca ocorreu. E assim, as obras foram paralisadas em 1856.

Forte Dom Pedro II, Caçapava do Sul
Forte Dom Pedro II: Projeto do General Andrea

Em 1840, o General Francisco José de Souza Soares de Andreia, o Barão de Caçapava, solicitou ao Governo Imperial permissão para fortificar a Vila de Caçapava. Na ocasião, ele era Presidente da Província e Comandante das Armas. O forte seria construído num terreno adquirido pela Fazenda Nacional de Manuel Lourenço de Brito.

Quando reassumiu os cargos em 1848, o General Andrea reiterou com veemência a antiga solicitação, por julgar iminente a invasão. Iniciou-se, então, a construção do Forte Dom Pedro IIO projeto do Forte Dom Pedro II representava o que havia de mais moderno, naquela época, no que se referia à arte militar.

Muros do Forte Dom Pedro II, Caçapava do Sul
Forte Dom Pedro II: Construção Parou em 1856

A escolha do local e o projeto do forte foram feitos pelo próprio General Andrea. O general era Engenheiro Militar e possuía também os cursos de Matemática, Astronomia e Navegação. E as obras foram superintendidas pelos, também engenheiros, Major José Maria Pereira e Tenente Antônio D'Arruda.

Os três desenvolveram um bom ritmo de trabalho até 17 de fevereiro de 1850, quando o general foi substituído pelo conselheiro Pimenta Bueno. Daí em diante, as obras seguiram mais lentamente. E em 1856, pararam definitivamente. Naquele momento, uma possibilidade de invasão também parecia mais distante...

Muro de 10 metros de altura do Forte Dom Pedro II, em Caçapava do Sul
Forte Dom Pedro II: Paredes de até 10 Metros

O Forte Dom Pedro II fica no norte do município de Caçapava do Sul. Possui a forma de um polígono hexagonal. E suas paredes, construídas em pedra e cal, têm altura de 8 a 10 metros, conforme sua colocação em relação ao nível do terreno. A largura média das paredes é de um metro. A área externa é de 27.000 m2.

Veja também...
Forte Dom Pedro II e Centro de Caçapava do Sul

1 comentários:

Núbia disse...

Gostei.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design