terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Capelinha da Guapa, São Gabriel

A pequena capela foi construída para homenagear a Maria Isabel Hornos, popularmente conhecida como Guapa. Natural do Uruguai, Maria Isabel Hornos estabeleceu-se em São Gabriel. E dedicava-se ao meretrício.

Capela da Guapa, no Cemitério Municipal de São Gabriel.
Capela da Guapa, em São Gabriel

Guapa ficou popular por ajudar e presentear as crianças. E em 1924, foi encontrada morta, alvejada de tiros. Hoje, o túmulo de Guapa tornou-se uma espécie de santuário. Não faltam flores e placas de homenagem...

Veja também...
Cemitério e Capela da Guapa, em São Gabriel

3 comentários:

minha vida disse...

eu preçiso da oraçao da guapa obrigada pode ser pelo orkt e paula santos de guapore rio grande do sul

Leonardo Brocker disse...

Olá, Paula Santos

Infelizmente, não tenho a Oração da Guapa.

Há tensão disse...

ORAÇÃO
+
A nossa protetora espiritual, nossa milagrosa Isabel (Guapa) para afastar as más companhias conseguir saúde, boas amizades e bons negócios em nome do Pai do Filho do Espírito Santo Amém. Deus com sua infinita misericórdia Divina nossa protetora e milagrosa Isabel Guapa animado de toda a confiança em vossos méritos perante Nosso Senhor Jesus Cristo entrego-me a vossa proteção rogando-vos afastar de mim as más companhias aproximando-me dos bons que podem auxiliar-me no caminho da vida Livra-me de todos os meus inimigos Visíveis e invisíveis nossa protetora e milagrosa Isabel Guapa assim como Vós foram sacrificados traiçoeiramente, assassinada pelas costas, que vos roubou vossa preciosa vida.
Protetora e milagrosa Isabel (Guapa) Vós que a todos estende suas mãos protetoras e amigas com uma eterna gratidão a todos os seus devotos que Deus nosso Pai todo poderoso abençõe a Santa Fraternidade, entre todos os seus filhos, com as divinas Vibrações de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça que a Paz de deus a guarde a iluminada e milagrosa Isabel Guapa.
Viva Nosso Senhor Jesus Cristo. Viva a nossa protetora espiritual a milagrosa Isabel Guapa.
Pede se a graça e reza se 1 Padre Nosso 1 ave Maria.
Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, Amém.
Publicado por Modestina da Silva Dux
Consta o panfleto com a oração digitalizado, bem assim como está acima escrito, no livro de Antônio Augusto Fagundes. As Santas-Prostitutas: Um estudo de devoção popular no RS. Porto Alegre: Martins Livreiro Editor, 1987. p. 67.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design