sábado, 27 de outubro de 2012

Templo do Sol, em Machu Picchu

Única construção circular de todo o complexo de Machu Picchu. E possui admirável encaixe de pedras, fazendo erguer-se uma torre. A finalidade da construção, também, parece ser um consenso entre os estudiosos...

Templo do Sol: Única Construção Circular de Machu Picchu
Templo do Sol: Única Construção
Circular de Machu Picchu
 

Quando Bingham encontrou este templo semicircular e de fino acabamento, logo pensou ser o templo dedicado ao culto solar. Afinal, o formato era bem semelhante ao do Qorikancha, em Cusco.

Templo do Sol de Machu Picchu - Janelas do Templo Alinhadas com o Sol
Janelas do Templo Alinhadas com o Sol

Aparentemente, Bingham estava correto! Afinal, as janelas do templo estão alinhadas aos pontos onde nasce o sol nos solstícios de verão e de inverno. Respectivamente, os dias mais longo e mais curto do ano.

Vista Lateral do Templo do Sol, Machu Picchu
Vista Lateral do Templo do Sol, Machu Picchu

No solstício de inverno, a janela recebe luz do sol e a conduz até a pedra central do templo. Ter uma referência com esta era útil para determinar a melhor época para a semeadura e a colheita.

Templo do Sol de Machu Picchu no Solstício de Inverno
Templo do Sol no Solstício de Inverno

Junto ao templo está a Casa do Sacerdote. Segundo os arqueólogos, o local era um observatório astronômico. Tanto a posição das constelações como os solstícios eram usados para orientar os ciclos agrícolas.

Detalhe do Templo do Sol, em Machu Picchu
Detalhe do Templo do Sol, em Machu Picchu

+ Havia só uma entrada para o Templo do Sol. Um muro impedia o acesso pelo norte. Ele foi retirado para facilitar a circulação dos visitantes;
+ A entrada do Templo do Sol, controlada por mecanismo de segurança, é a porta mais bela de Machu Picchu;
+ O Palácio da Princesa tem uma entrada exclusiva para o Templo do Sol;
+ A Janela da Serpente servia para introduzir cobras no Templo do Sol;
+ Abaixo do Templo do Sol há uma gruta, onde foram encontradas tumbas. Esta gruta foi denominada Tumba Real. E os seus degraus representam os três níveis de existência do universo inca. A cobra é o mundo das trevas. O puma, a vida presente. E o condor, o mundo celestial.

Janela da Serpente, no Templo do Sol, em Machu Picchu
Janela da Serpente, no Templo do Sol

Dica do Guasca
O Bernabeu, o nosso guia em Machu Picchu, explicou a entrada dos raios de sol, no Templo do Sol. Nos solstícios de verão e de inverno, o sol entra por janelas diferentes. Outra particularidade é que, no de verão, os raios de sol passam pela Porta do Sol (Inti Punku).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design