terça-feira, 16 de outubro de 2012

Por que Conhecer Machu Picchu? Esoterismo x Razão

Em junho de 2012, parti com meus pais rumo ao Peru. Ao todo, éramos 11 pessoas, incluindo o Rualdo, um renomado geólogo que acompanhou nosso grupo. Os pontos altos da expedição seriam a visita ao sítio arqueológico de Machu Picchu e as festividades do Inti Raymi.

Câmara dos Ornamentos: Um Exemplo da  Engenharia Inca, em Machu Picchu
Câmara dos Ornamentos: Um Exemplo da
Engenharia Inca, em Machu Picchu

Fui a Machu Picchu ciente de que só 20 a 30% da cidade eram originais. As ruínas da misteriosa cidade inca foram, em sua maior parte, destruídas pela floresta amazônica. Esta invadiu Machu Picchu, quase que a destruindo, ao longo dos 400 anos em que a cidade ficou desabitada.

Assim, muito pouco do que os incas haviam erguido restava quando Hiram Bingham foi levado ao local, em 1911. Mesmo assim, o explorador jamais escondeu sua admiração em relação à Machu Picchu! A visão desta antiga cidade inca deixou Bingham pasmo...

Há cem anos, Bingham apresentou Machu Picchu ao mundo! E ainda hoje, ela continua envolta em mistério! Isso é um prato cheio para aventureiros, místicos e esotéricos em geral...

Templo do Sol de Machu Picchu: Esoterismo x Razão
Templo do Sol: Esoterismo x Razão

Minha motivação em conhecer Machu Picchu, porém, era mais racional. O meu objetivo era conferir de perto a obra de engenharia da única grande civilização que viveu na altitude. E nisto os incas foram mestres...

Politeístas, como muitos povos da antiguidade, os incas idolatravam o sol e a lua. A serpente, o condor e o puma eram considerados animais sagrados. Os incas respeitavam a natureza e usavam-na a seu favor.

Por esse princípio, construíram terraços nas encostas de morros. E ali cultivavam, principalmente, a batata e o milho. Esses terraços podem ser vistos em muitos dos sítios arqueológicos do Vale Sagrado.

Construções Incas de Machu Picchu
Construções de Machu Picchu

Os terraços agrícolas asseguravam a maior fertilidade da terra. Os recursos hídricos eram manejados, assim, de forma mais racional. Dessa maneira, a produtividade aumentava e a erosão dos solos reduzia.

Excelentes engenheiros, os incas construíram sistemas de canais, por onde fluía a água. Além de construírem mais de 30 mil quilômetros de estradas, comunicando todos os setores de seu vasto império.

Em nenhum momento, atrai-me pelos cultos ao sol, à lua, à terra. Ou pelo sacrifício de lhamas. E muito menos pela suposta aura de magia, misticismo e esoterismo, que alguns a Machu Picchu...

Veja também...
Por que Conhecer Machu Picchu? Engenharia e Agricultura Incas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design