terça-feira, 26 de julho de 2011

Construções Históricas de Vitória

Antiga Residência da Família Cerqueira Lima – localizada na Rua Muniz Freire, antiga Rua da Assembleia, possui fachada ricamente trabalhada.

Antiga Residência de Muniz Freire – duas vezes presidente do Estado do Espírito Santo, José de Melo Carvalho Moniz Freire preparou Vitória para ser uma capital moderna. No local de sua casa funcionou, também, a Escola Municipal São Vicente de Paulo.  

Antigo Ateneu Provincial - educandário do século XIX. Neste local estudou Nilo Peçanha, que viria a se tornar presidente do Brasil. Atualmente, o Antigo Ateneu Provincial abriga o Colégio Maria Ortiz (veja foto abaixo).

Antigo Ateneu Provincial de Vitória
Antigo Ateneu Provincial de Vitória
Casario Colonial - na Rua José Marcelino ficam as duas únicas casas do período colonial que resistiram à época de modernizações da capital do Espírito Santo

Estas duas casas são geminadas e possuem planta retangular, com telhados de telhas canal em duas águas e um beiral em beira-seveira, apoiado por cimalha. 


Forte São João – construído no século XVII na entrada da Baía de Vitória. Foi aperfeiçoado e transformou-se em fortaleza, em 1726, por determinação do Conde de Sabugosa. Manteve as atividades até 1888. O Forte de São João é a única construção com características de fortificação ainda existente em Vitória. A ilha possuía outros quatro fortes para a defesa de invasores.
Endereço: Avenida Vitória, 320.

Loja Maçônica União e Progresso – a primeira do Estado. Em 1872, estava instalada na Rua Duque de Caxias. Já na Muniz Freire, foi palco de inflamados discursos em defesa da abolição da escravatura.

Mercado Capixaba – projetado por Joseph Pitilick, possui formas ecléticas e neoclássicas. Foi construído para substituir o antigo mercado municipal. Ele oferece artesanatos em argila, palha, bambu.
Endereço: Avenida Princesa Isabel, 251, Centro.
Funcionamento: segunda a sexta, das 08:30 às 18:30. Sábado e domingo, das 08:30 às 14h.

Viaduto Caramuru – construído em 1925, ele homenageou os Caramurus, membros da Irmandade de São Benedito do Convento de São Francisco. O objetivo era ligar as Ruas Dom Fernando e Francisco Araújo, bem como servir de passagem para o bonde. Porém, o bonde nunca passou por ali.. 
Endereço: Rua Caramuru, Cidade Alta, Centro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design